Agenda

Conferências
Brotéria
Rua de São Pedro de Alcântara, 3 - 1250-237 Lisboa

Vestimo-nos para nos Tornarmos Humanos

Como parte integrante do programa de encerramento da 1ª Bienal de Joalharia Contemporânea de Lisboa – Suor Frio, a PIN convida Filomena Silvano a proferir a palestra Vestimo-nos para nos Tornarmos Humanos. Mas o que é ser Humano?

Porque é que nos vestimos? Para nos tornarmos humanos. Esta é uma resposta universal. A questão está em saber o que isso significa, tornarmo-nos humanos. Nas sociedades ditas tradicionais tal metamorfose não rompeu a nossa conexão com os outros seres vivos, mas, pelo contrário, no mundo a que chamámos moderno, isso aconteceu.

O que se alterou com o aparecimento do corpo moderno foi a lógica interna do processo, universal, de construção das identidades, em que o corpo está envolvido. Passou a ser mais consciente e esse facto levou os indivíduos a conceberem o seu corpo como uma exterioridade (o meu corpo) modelável, algo que a nossa vontade (e o nosso poder) pode produzir.

Estaremos hoje num momento de viragem? Tudo indica que sim. Não sabemos como fazê-lo, mas procuramos um reencontro com as entidades que, na fina película do planeta Terra onde habitamos, fazem a vida. A crise da covid tornou claro que a nossa existência ou se faz com outros seres vivos ou não se faz. Resta saber como vamos reinventar os nossos corpos nesta nossa nova condição de simples holobiontes.

Filomena Silvano