Lápis no papel,
tesouras no pano
e agulhas ao alto!
Primeiro, um desfile intergeracional que conta com organização da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, em parceria institucional com a Escola de Moda de Lisboa/Magestil na criação de pequenas coleções concebidas pelos alunos de Design de Moda. O evento conta com o apoio do Teatro Nacional de São Carlos e dos Armazéns do Chiado e com a parceria de agentes do centro histórico da cidade, como a associação Ideias com Panos, onde são confecionadas as propostas de moda, mas também comércio e serviços sediados no território.
O projeto envolve 17 crianças e jovens dos CAF e Ambijovem da freguesia e 19 seniores da Saber Maior – Universidade Sénior de Santa Maria Maior. Culmina num evento intergeracional, com propostas de moda criadas por 25 alunos da Escola de Moda de Lisboa, em 11 coleções que se inspiram no poema “Lisboa Menina e Moça”, de Ary dos Santos, imortalizado pela voz de Carlos do Carmo.
As coleções têm um denominador comum, o pano cru, que revela uma preocupação ambiental e de sustentabilidade.
O desfile intergeracional Identidade e Futuro convida a uma viagem pela história, símbolos e futuro dos bairros mais emblemáticos da cidade de Lisboa: Alfama, Baixa, Castelo, Chiado e Mouraria – os cinco bairros de Santa Maria Maior.
Na mesma passerela, acontece o desfile de Jovens Criadores SS’20, com apresentação da Coleção Primavera – Verão 2020 dos jovens finalistas de Design de Moda da EML, que seguem as tendências internacionais de moda para a estação.
Encontro de gerações e revelação de novos criadores num só evento, num só palco, o coração da cidade.